quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Imagens e Globalizações II: Kingsley carnet de route d'un immigrant clandestin


Esta é a história de um itinerário de um imigrante africano em busca do outro lado do mundo "europa". A história de uma viagem voluntária mas cheia de improvisações, imprevistos e desilusões de um imigrante ilegal, ou um "sem-papeis", ou um aventureiro, ou finalmente um ser humano. Vejam aqui o filme-documentário da sua viagem. Muito interessante visão da experiência subjectiva da migração. Trata-se de uma foto reportagem (já premiada em 2006 pela Word Press 2005) de Oliveir Jobard sobre a vida deste viajante da era da globalização: Kingsley. Podem ainda ver mais informação neste Blog - MACANDPHOTO - e o livro-catálogo encontra-se disponível em venda online na Amazon, entre outras...

1 comentário:

R. disse...

Muito boa noite a todos;

Primeiro, gostava de dizer que achei extremamente interessante a sugestão na medida em que este tipo de documentários fazem sempre pensar (e se nós não o fazemos, deviamos fazer) nas dificuldades que jovens como Kingsley enfrentam na busca de um futuro um pouco mais risonho não só para si, mas principalmente para os que deixaram em casa.
Faz ver como o Ocidente acabou por ficar um pouco mal habituado com a relativa facilidade que tem em obter aquilo que quer, quando quer e como quer.

Em segundo lugar, gostava eu mesma de sugerir um filme que possivelmente muitos de vós já terão ouvido falar ou visto.

Portanto, para todos os que gostavam de conhecer, outros de rever, recomendo vivamente o filme "Baraka" de Ron Frickle. É composto por inúmeras imagens de pessoas de todos os continentes, agindo em contextos distintos entre si. Todo o filme é acompanhado por uma banda sonora (a meu ver) arrebatadora, e que completa aquilo que as imagens pretendem transmitir.

Recomendo-o até porque está disponivel no youtube, dividido em 10 partes:

http://www.youtube.com/watch?v=dtiqrzmuWbw

Deixo também aqui um link com imensa informação e imagens do filme.

http://www.spiritofbaraka.com/baraka.aspx

Por agora é tudo.
Até à próxima aula.


Raquel B.